Make your own free website on Tripod.com

FACECO 2004

Concursos

Home | Destaques da Feira | Concursos | Animação na Faceco

ffkpzf.gif

17º CONCURSO NACIONAL DA RAÇA BOVINA LIMOUSINE EM S.TEOTÓNIO

A FACECO - Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que irá decorrer entre os dias 15 e 17 de Julho, em S. Teotónio, tem na pecuária uma forte componente, sendo este ano palco para a 17ª edição do Concurso Nacional da Raça Bovina Limousine e o 10º Concurso Regional da Raça Caprina Charnequeira, bem como exposições de várias raças de ovinos e suínos.

O Concurso Nacional da Raça Limousine, que se realiza há vários anos na FACECO, é o maior concurso de bovinos de carne do nosso país, numa organização conjunta da Associação de Criadores da Raça Limousine (ACL) e do Município de Odemira. De ano para ano, o Concurso tem uma maior adesão de criadores de diferentes zonas do país, bem como de criadores espanhóis e franceses, que reconhecem a grande qualidade dos animais presentes. Na edição do ano passado participaram 17 criadores que apresentaram a concurso 158 animais, todos inscritos na Secção Principal (A1) do Herd-Book Limousine. O Prémio Especial de Melhor Criador foi atribuído a José Maria Pacheco dos Reis, um dos muitos criadores do concelho de Odemira, zona onde se encontra cerca de 30% do efectivo nacional da raça Limousine.

 

A 10ª edição do Concurso Regional, marcada para o dia 17 de Julho, será promovida pela Associação de Criadores de Caprinos da Raça Charnequeira (CAPRIMIRA), com o apoio da autarquia. O efectivo de caprinos desta raça divide-se em dois núcleos, em Castelo Branco onde existe a variedade beiroa, e no Litoral Alentejano, onde se encontra a variedade Alentejana, sendo no concelho de Odemira e seus limítrofes que se encontra a maior concentração de animais desta raça, aproximadamente 5000 animais. No ano passado participaram no concurso 15 criadores, com várias dezenas de animais.

limousine.jpg

alentejomagazine1.gif