Make your own free website on Tripod.com

FACECO 2004

Blank page
Home | Destaques da Feira | Concursos | Animação na Faceco

dsc04629.jpg
Foto GIRP CMO

Mostra de Artesanato
 

O artesanato marca também presença na FACECO 2004 , Feira de Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

35 expositores mostram as artes tradicionais deste município. Tapetes, rendas cadeiras, traparia, esculturas, mobiliário, instrumentos musicais, olaria e tecelagem são algumas das artes, muitas delas ainda manuais, que podem ser apreciadas ao vivo nesta feira. Os visitantes podem ainda ver, in loco, o trabalho de muitos artesãos que fazem demonstrações ao vivo do seu trabalho.

Esta mostra de artesanato desta região é segundo Maria Cristina Costa, presidente da Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, uma forma de divulgação e desenvolvimento do artesanato no município, assim como a escoamento dos mesmo.

A dirigente associativa diz ainda que *é muito importante que os saberes tradicionais sejam passados para os mais novos. Temos de valorizar mais o artesanato, os mais novos pensam que o artesanato não é uma maneira de se ganhar dinheiro. Aquilo que pretendemos é fazer-lhes ver, e estamos empenhados nisso,  que o artesanato pode ser profissionalizado*.

Maria Cristina Costa apela ainda ás entidades competentes para a necessidade de um espaço onde se possam desenvolver oficinas e ateliers de artesanato, como forma de mostrar e proporcionar a aprendizagem aos mais novos.